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Estabelecer uma conexão com o cliente final da Cadeia de Suprimentos alinhado com o Planejamento Estratégico da Organização

A compreensão do perfil do cliente-consumidor é um grande desafio hoje para as organizações, frente a mudança do comportamento e da forte influência do mundo digital.

Entender o cliente-consumidor é determinante para o sucesso de negócio. Estar atento a todas as necessidades e oportunidades determinam como toda a cadeia de suprimentos deve funcionar e direcionar os seus esforços para o atendimento dos requisitos deles.

Quando falamos, por exemplo, de prazo de entrega, muitas empresas caíram na armadilha de oferecer prazos de entregas rápidos e montaram estruturas, muitas das vezes, gigantescas e caras, e o resultado foi uma ociosidade imensa e custos altíssimos.

Por que isso aconteceu? Ninguém perguntou aos seus clientes-consumidores o que eles realmente queriam.

E o que os clientes realmente querem? Você já perguntou a seus clientes?

Estamos vivendo uma era de transformação digital imensa e com isso percebesse uma variedade de perfis de clientes-consumidores em diversos processos de negócios.

O cliente quer opções. Opção de comprar pelo celular e retirar na loja, comprar na loja e receber em casa, comprar na loja e receber em um ponto próximo ao local de trabalho, comprar na em uma loja física e retirar e outra loja física, entre outros. O cliente-consumidor quer a opção de definir o local, o dia e horário mais adequado para que ele possa receber ou coletar a sua compra.

Existe o cliente que vai na loja física apenas para validar a sua demanda e volta para casa para fazer o seu pedido pela internet, e ainda existe o cliente que não quer comprar pela internet, por cultura, por medo de ter o seu cartão clonado e até mesmo por experiências negativas em outras oportunidades.

Como isso influência a cadeia de suprimentos?

Em tudo. Visualizando a cadeia de suprimentos como deve ser, este entendimento do perfil do cliente-consumidor passa a determinar como a cadeia deve funcionar: quantas lojas físicas devemos ter? ondem devem estar localizadas as lojas físicas? loja física funcionando como mini CD? Calendários de entrega agendada? Quais os níveis de estoques? Quais os impactos Tributários? Ondem devem estar localizados nossos fornecedores? Importar ou produzir?

Entendo o cliente-consumidor podemos definir 100% do formato operacional dos negócios. Buscando o equilíbrio e atendendo todas as expectativas dos diversos clientes.

Por exemplo:

Se os seus clientes conseguem aceitar um prazo de entrega maior com o benefício de ter um custo de aquisição menor, por que ter estoques?

Usar a estratégia, por exemplo, de dropshipping pode ser mais adequada neste cenário.

A estratégia que possibilita a redução do capital investido em estoque passou a ser melhor utilizada pelas empresas a partir do momento em que as mesmas conseguem integrar e gerenciar todo o processo da cadeia de fornecimento.

Como entender o seu cliente?

Ir no campo, onde “as coisas” acontecem, com frequência, observar o comportamento, entender as necessidades, formar Focus Group para gerar o entendimento real e partir daí buscar as soluções corretas com as necessidades de seus clientes.

Desta forma, uma conexão clara, transparente e direta será estabelecida com o cliente-consumidor, o melhor consultor para o sucesso do seu negócio. Estar próximo dele é fundamental para acompanhar este processo de transformação e a maior oportunidade de fazer as organizações cresecerem.